ELEIÇOES ESTADUAIS DE 2002 NO RJ (REPOSTAGEM)

 


o primeiro dia do HGPE do RJ


Eu estou respostando sobre uma eleição que realmente marcou a minha vida porque foi o ano muito difícil para mim e também para a minha família porque o meu avo morreu um mes antes do segundo turno das eleições presidenciais que o Lula venceu e sim foi uma semana antes das eleiçoes do primeiro turno que ele faleceu no dia 27/09/2002. foi essa eleição que comecei de vez a gostar de política e colecionar os santinhos sinceramente foi a melhor epoca da minha infância onde não tinha brigas e nem nas redes sociais (porque a internet andava devagar) porque eu morava na frente da escola e no dia da eleição virou o local da votação e a frente da minha casa tinha um verdadeiro tsumani com toneladas de santinhos políticos e aumentava mais ate o fim da eleiçao.eu sinto muita falta das eleiçoes RAIZ.


Eu lembro o dia que eu escutei o primeiro dia do HGPE do Radio dentro da van escolar e com seu som mofado e eu estudei de manha quando chego em casa corro direto no meu quarto para assistir os HGPE de Tarde e sabe que eu assisti mesmo o HGPE de 2002 que foi postado no You Tube e mas a BURRICE minha que eu esqueci de dizer para o meu tio ou pedir para minha mae para o comprar os VHS para gravar os HGPEs de 2002 e queria ter uma maquina do tempo só para gravar os HGPEs de 2002.
Infelizmente eu nao tenho os todos os HGPEs de 2002 no RJ e eu só tenho esses que foram postados no meu canal e a playlist dos HGPEs do RJ que eu postei por favor clica esse link: https://www.youtube.com/watch?v=1zaJ3p6kWH8&list=PLXGFIZC-mzXlIFY6h3HmWoY1Z7eNS1oqx

Vamos falar sobre essa eleiçao que tambem foi muito Treteira demais porque a Coligaçao Muda Rio foi divida em 2002 e teve tres candidatos que faziam parte desta coligaçao em 1998 e realmente essa eleiçao de 2002 foi o terceiro turno entre toda a coligaçao Muda Rio X Cesar Maia e realmente a turma do Muda Rio venceu a candidata do Cesar Maia.
QUASE teve o segundo turno entre a Rosinha X Benedita mas a Baixada e Interior do RJ elegeu a Rosinha no primeiro turno sim em 2002 as urnas eletrônicas eram um pouco demoradas mas descobrimos o resultado oficial no dia seguinte.
Durante a eleiçao do RJ em 2002 a violencia é principal tema desta eleiçao sobre projeto pararelo,balao com camera etc

Fotos de Urna dos candidatos ao governo do RJ em 2002


Os 4 principais candidatos ao governo do RJ sao eles: Rosinha Garotinho do PSB que tambem concorria a primeira dama do Brasil porque o seu marido Garotinho foi candidato a presidente pelo mesmo partido,a Benedita da Silva do PT que virou a primeira governadora mulher e negra a comandar o estado do RJ quando o Garotinho renunciou ao cargo para ser candidato a presidente,o Jorge Roberto Silveira do PDT que renunciou ao cargo de prefeito de Niteroi para ser candidato ao governador e o Ciro Gomes (que 16 anos se filiou ao PDT e é segunda vez seguida que ele é presidenciavel do partido do Brizola) era o seu cabo eleitoral e a Solange Amaral do PFL que era a deputada estadual e candidata do Cesar Maia que na epoca era o prefeito do Rio e tambem sobrinha do Amaral Neto.

Também tinha outros 5 candidatos ao governo que simplesmente eu nao sabia na epoca e que sao eles: Aspasia Camargo do PV (que 16 anos virou candidata a senado pelo PSDB e tambem aparecia toda hora nas inserções em 2018),Antonio Piedade do PRONA seu cabo eleitoral era o Eneas como sempre,Alexandre Cobbett do PAN que foi uns dos inventores do Emoji e é uma pena que nao foi candidato nas eleiçoes atuais porque ele deveria ser otimo youtuber e por onde ele anda???? depois de ter o programa da Band RJ sumiu e sim a sua candidatura foi cassada pelo TSE e tambem recebeu uma porrada de direito de resposta),Cyro Garcia do PSTU (na epoca as propagandas do PSTU eram legais) e o Paulo Sergio do PCO (por onde anda esse cara?)

Olha tem 3 candidatos a prefeito do Rio em 2000 sendo candidatos a governador em 2002 (a Benedita, o Cyro e o Paulo Sergio).

Vamos falar as lembranças dos HGPEs de 2002 que eu lembro bastante coisa

Um belo dia quando completou 1 ano do ataque das torres gêmeas durante o programa eleitoral da Solange Amaral o Cesar Maia falou esse tema e também foi esse dia que o candidato ao senado pelo PSDB o Artur da Travola atacou o Crivella só por causa do famoso vídeo do chute da santa e vou contar essa historia para vocês que eu contei esse blog e aqui esta o link sobre essa historia:https://raridadespoliticaseleitorais.blogspot.com/2021/09/bau-da-eleicao-o-dia-que-usou-o-1109.html

Sim na disputa do senado tambem foi treteira 

Os candidatos a senado tinha o principal alvo que é o Marcello Crivella que era candidato ao senado pelo PL e um belo dia o PDT resolveu atacar o Crivella,Universal e a Record mostrando alem do video Chute da Santa e tambem o Da ou Desce do Macedo e vou citar uma frase que vale todas as eleições.

A pessoa é atacada só por ela cresce e ela vai chegara ao topo.

Continuando falando os HGPEs de 2002 que sao mais animadas do que as de hoje como por exemplo essa vinheta do PPB com os graficos bem mais pobres e o seu hino do partido que marcou as geraçoes,o surgimento do futuro presidenciavel de 2018 e ele só aparecia no programa eleitoral do extinto PGT que é o Joao Goulart Filho que ate hoje nao entendi porque ele nao foi eleito e graças a mim que eu postei o HGPE dos deputados federais do RJ todo mundo se lembrou dele,as famosas charges do PSTU RJ,que entrou a onda da novela Beijo do Vampiro e usou a frase Beijo do Fampiro e ate atacou o Fernandinho Beira Mar e voces acham que a esquerda defendia bandido e fizeram uma parodia a abertura do OS Normais e diziam assim ´´eles sao todos iguais,eles sao todos iguais´´ e eu lembro que um dia antes tinha um mimi HGPE que se chama direitos de resposta sobre os ataques dos rivais que é 5 minutos só os direitos de respostas.





A materia sobre o primeiro dia do HGPE do RJ que voces acabaram de ver no video

Como voces já sabem a Dona Solange tinha o maior tempo e tambem meteu cassete dos outros tres candidatos (Carta Aberta) pois é ela ficou em QUARTO lugar atras do candidato do PDT.

Na Disputa do Senado

Foto de Urna dos candidatos ao Senado do RJ em 2002:


Vamos falar sobre a campanha do senado que realmente tudo começou dá errado quando o Brizola que foi a sua ULTIMA eleiçao da sua vida ficou em SEXTO lugar ficou atras do Pastor Manoel Ferreira do PPB, Edson Santos do PT e do Artur da Tavola do PSDB que perdeu a sua reeleiçao para o Crivella.


infelizmente ele nao durou 100 anos porque ele faleceu em 2004 com 82 anos


Os Candidatos votando no dia 06/10/2002






Realmente essa eleiçao terminou no primeiro turno mas ainda bem que o Cesar Maia nao cumpriu aquela promessa de andar pelado na rua.


Resultado desta eleição
Governadores
Candidatos a governador do estadoCandidatos a vice-governadorNúmeroColigaçãoVotaçãoPercentual
Rosinha Garotinho
PSB
Luiz Paulo Conde
PSB
40
Rio Esperança
(PSB, PPB, PSC, PSD, PGT, PRP, PST, PTC)
4.101.423
51,30%
Benedita da Silva
PT
Luiz Eduardo Soares
PT
13
Viva o Rio 2002
(PT, PCdoB, PMN, PCB)
1.954.379
24,43%
Jorge Roberto Silveira
PDT
Flávio Furtado
PTB
12
Frente Trabalhista do Rio
(PDT, PTB, PPS)
1.141.060
14,27%
Solange Amaral
PFL
Marcelo Cerqueira
PMDB
25
Todos pelo Rio
(PFL, PMDB, PSDB)
726.327
9,09%
Cyro Garcia
PSTU
Carlos Alberto Silveira
PSTU
16
27.757
0,35%
Aspásia Camargo
PV
José Augusto Silveira
PV
43
20.405
0,26%
Antonio Piedade
PRONA
Derli Minguta
PRONA
56
12.719
0,16%
Alexandre Cobbett
PAN
Gezilda Nazário
PAN
26
8.100
0,11%
Paulo Sérgio Pinho
PCO
Jurandir Santana
PCO
29
2.284
0,03%



Materias sobre a vitoria da Rosinha no primeiro turno

Eu ia postar o mapa do RJ mas a futura vendedora de bolos venceu em 92 cidades do RJ em 2002



Resultado do senado do RJ

Candidatos a senador da RepúblicaCandidatos a suplente de senadorNúmeroColigaçãoVotaçãoPercentual
Sergio Cabral Filho
PMDB
Régis Fichtner
PMDB
Paulo Duque
PMDB
155
Todos pelo Rio
(PFL, PMDB, PSDB)
4.187.286
27,85%
Marcelo Crivella
PL
Eraldo Bezerra
PL
Natal Rodrigues
PL
222
Educação é a Solução
(PL, PSL, PSDC)
3.243.289
21,57%
Manoel Ferreira
PPB
Ilsam Viana
PSB
Silvio Lessa
PPB
111
Rio Esperança
(PSB, PPB, PSC, PSD, PGT, PRP, PST, PTC)
1.782.219
11,85%
Édson Santos
PT
Zenândio Vieira
PT
Ernesto de Andrade
PT
131
Viva o Rio 2002

(PT, PCdoB, PMN, PCB)

1.766.988
11,75%
Artur da Távola
PSDB
Nilo Campos
PSDB
Eurico Natal
PSDB
456
Todos pelo Rio
(PFL, PMDB, PSDB)
1.730.722
11,51%
Leonel Brizola
PDT
Edialeda Salgado
PDT
Marcos Ribeiro
PDT
122
Frente Trabalhista do Rio
(PDT, PTB, PPS)
1.237.488
8,23%
Fernando Gusmão
PCdoB
Dilceia Quintela
PCdoB
Paulo César Cavalcante
PCdoB
656
Viva o Rio 2002

(PT, PCdoB, PMN, PCB)

394.630
2,62%
Liliam Sá
PL
Antonio Manoel
PL
Eva Beatriz
PL
223
Educação é a Solução
(PL, PSL, PSDC)
306.099
2,04%
Carlos Lupi
PDT
José Calp Filho
PTB
Arnaldo Mourthe
PDT
123
Frente Trabalhista do Rio
(PDT, PTB, PPS)
182.482
1,21%
Luís Fernando Gutman
PCB
Ivan Pinheiro
PCB
Edilson Gomes
PCB
213
79.216
0,53%
Willy Ortiz
PV
Amália Lofrano
PV
Joel Osório
PV
431
27.309
0,18%
Marcílio Quaresma
PRONA
Marcos Fernando
PRONA
Edison Duarte
PRONA
561
19.014
0,13%
Florinda Lombardi
PSTU
José Eduardo Braunschweiger
PSTU
Arnaldo Mourthe
PSTU
161
17.683
0,12%
Paulo Santoro
PTN
Denise Lavalle
PTN
Gerson Lopes
PTN
191
15.370
0,10%
João Miguel Estephânio
PTdoB
Jorge Queiroz
PTdoB
-
PTdoB
701
14.808
0,10%
Ulisses Martins
PAN
Janot Rodrigues
PAN
-
PAN
262
9.197
0,06%
Jovelino Ribeiro
PHS
Hélio Rosalvo
PHS
Wanderlei da Silva
PHS
311
8.615
0,06%
Otacílio Ramalho
PSTU
Teresa Bastos
PSTU
Kátia Ferreira
PSTU
162
6.038
0,04%
Jânio Carlos
PRTB
Diva Bittencourt
PRTB
Conceição Cardoso
PRTB
281
5.676
0,04%
Carlos Alberto Marques
PRTB
Eduardo Del Águila
PRTB
Sérgio Neves
PRTB
282
2.000
0,01%


Falando sobre as eleiçoes legislativas no Federal a Juiza Denise Frossard foi a deputada federal mais votada em 2022 e o PT elegeu mais deputados que foi 7 deputados.

E Na Alerj o PMDB e PSB (sim o PSB) elegeu 12 deputados cada mas no ano seguinte a maioria do PSB foi no PMDB assim como o casal Garotinho, o Minc do PT foi o deputado mais votado.




Os Motivos que a Dona Rosinha foi eleita no primeiro turno foi grande apoio evangélico como no caso do Crivella no Senado

Essa foi a Repostagem sobre as eleiçoes de 2002 no RJ com mais imagens e fatos quero que voces divulguem o maximo que puder porque quero receber mais visitantes deste blog para eu ganhar dinheiro no AD Sense.





























Postagens mais visitadas deste blog

AS MUSICAS CLASSICAS QUE VIRARAM TEMA DE FUNDO DOS PARTIDOS POLITICOS BRASILEIROS

O ICEBERG DA LOST MEDIA ELEITORAL: ELEIÇOES PRESIDENCIAIS DE 89

LOST MEDIA ENCONTRADA: HGPE DAS ELEIÇOES EM SP DE 1990 (PRIMEIRO TURNO) E MINHA ANALISE