AS MUSICAS CLASSICAS QUE VIRARAM TEMA DE FUNDO DOS PARTIDOS POLITICOS BRASILEIROS

Ontem eu recebi uma mensagem do meu amigo Carlos Fonseca que perguntou o nome da musica que é o tema de fundo do extinto PL (Partido Liberal) e surgiu a ideia que fazer esse post que sao as musicas classicas europeus que viraram tema de fundo durante a propaganda partidária de um partido politico.


PL: Va Pensiero

Quando eu ouço essa musica me lembra do ex deputado Alvaro Valle que é uns dos fundadores do Partido Liberal e essa musica é uma historia muito interessante que eu encontrei no Wikipedia que tambem é conhecido como o Coro do Escravos Hebreus.
 Alguns estudiosos afirmavam inicialmente que o coro pretendia ser um hino para os patriotas italianos, que buscavam unificar seu país e libertá-lo do controle estrangeiro nos anos anteriores a 1861. Entretanto, estudiosos modernos refutaram a ideia de conexões entre as obras de Verdi nas décadas de 1840 e 1850 e o nacionalismo italiano, com exceção de alguns das opiniões expressas na ópera I Lombardi, de 1843.
Outras pesquisas recentes têm discutido várias obras de Verdi a partir da década de 1840 (incluindo Giovanna d'Arco e Attila), enfatizando seu significado político ostensivo. O trabalho do musicólogo e historiador americano Philip Gossett em coros da década de 1840, também sugere que as abordagens revisionistas recentes sobre Verdi e o Risorgimento podem ter superestimado a relevância política de "Va, pensiero".
Em 2009, o senador Umberto Bossi propôs a substituição do hino nacional da Itália por "Va, pensiero"
Em 2011, após reger "Va, pensiero" em uma seção de Nabucco, no Teatro da Ópera de Roma, o maestro Riccardo Muti fez um breve discurso, protestando contra os cortes no orçamento italiano para as artes e convidando a platéia a cantar o coro em prol da cultura e do patriotismo.

desde a morte do Alvaro Valle em 2000 essa famosa musica nunca mais foi tocada nos programas eleitorais do RJ,em 2002 nao gostei da musica aquela que diz assim ´´em 2002 vou votar em 22´´ no lugar do Va Pensiero e com a chegada da igreja Universal como seu membros politicos o PL Raiz morreu junto com o Alvaro Valle e foi extinta em 2007 com a fusao com o PRONA do Eneas que fundaram ao PR.



PDT: Fantasia (Hino Nacional Brasileiro)

Mais uma musica que arrepia a gente e toda vez que eu ouço eu choro e me lembra do PDT RAIZ e do Leonel Brizola e para os ´´Ciristas´´ que acham que o Ciro Gomes é ´´dono´´ do PDT ouça essa musica e emociona.primeiramente o partido tem a vinheta mais epica que no inicio aparece a bandeira do Brasil e depois a bandeira do partido que foi usada durante a campanha presidencial de 89.
como voces sabem o PDT morreu junto com o Brizola e nunca mais foi tocada essa famosa musica e uma curiosidade que o PSDB usou essa musica como tema de fundo e durante o final da sua primeira propaganda partidaria usou essa musica como tema de fundo. só vou votar nesse partido se usassem esse tema de fundo outra vez para relembrar os velhos tempos.

a historia desta musica


O compositor, pianista e regente norte-americano Louis Moreau Gottschalk (1829-1869) foi um dos primeiros artistas estrangeiros a empolgar o público brasileiro no tempo de D.Pedro II. Compositor dedicado a diversos gêneros e tendo se apresentado em vários países, inspirou-se notavelmente nos ambientes musicais locais, tendo escrito peças alusivas, entre outras, dedicadas a Cuba e ao Uruguai.

Sua “Grande Fantasia Triunfal com Variações sobre o Hino Nacional Brasileiro”, é de grande sucesso no repertório não só de nossos pianistas, como nos de outros países. A música, baseada no original de Francisco Manoel da Silva, foi dedicada à Condessa d”Eu , a Princesa Isabel, filha de D. Pedro II que, como todos sabem, assinou em 1888, a Lei Áurea, acabando com a escravidão no Brasil.

A estréia da “Grande fantasia Triunfal” ocorreu no Rio de Janeiro em 1869, num “concerto-monstro“, executada por 650 músicos! Segundo carta que escreveu para seus amigos nos Estados Unidos, Gottschalk afirmou :“Os meus concertos no Brasil são um verdadeiro furor… o Imperador, a família Imperial e a Corte não perderam um só dos meus concertos e a minha “Fantasia Triunfal” agradou a D. Pedro II. Cada vez que me apresento, tenho que tocar essa obra… “.

A “Grande Fantasia Triunfal com Variações sobre o Hino Nacional Brasileiro” é uma das mais empolgantes exaltações musicais de brasilidade e tem sido usada com prefixo de um determinado partido político atual no horário de propaganda política da televisão (que é o PDT). Foi através dessa composição que o espírito polêmico de Louis Moreau Gottschalk se prolongou até os dias atuais.



PRONA: Sinfonia N 5 DO Beethoven

Esse Partido era o atual PSL na epoca porque eu simplesmente eu tinha medo do pessoal do Prona e inclusive do Eneas com seu jeito raivoso e colocaram essa famosa musica do Beethoven como a sua trilha de fundo para ficar mais medonho ainda.
essa musica originalmente tem mais 30 minutos de duraçao e todos os programas e desenhos usaram essa famosa musica para dar aquele surpense .



PPB: Aquarela do Brasil???

outra trilha de fundo de um partido politico que me lembra só que eu nao lembro o nome da musica que me lembra a musica Aquarela do Brasil e é instrumental.essa musica surgiu durante o programa eleitoral dos candidatos vereadores do Rio pelo PPB (atual Progressistas) do RJ em 96 e tambem usou essa musica nas eleiçoes gerais do RJ em 98 e só a partir de 2002 que até dias atuais trocaram de musica para colocar o ´´hino do partido´´ que diz assim ´´sou onze sou PPB (ou PP a partir de 2003)´´.

atençao Progressistas do RJ postam esse epico jingle deste partido na integra



Postagens mais visitadas deste blog

O ICEBERG DA LOST MEDIA ELEITORAL: ELEIÇOES PRESIDENCIAIS DE 89

LOST MEDIA ENCONTRADA: HGPE DAS ELEIÇOES EM SP DE 1990 (PRIMEIRO TURNO) E MINHA ANALISE