POST ESPECIAL: OS 30 ANOS DA PRIMEIRA ELEIÇAO PRESIDENCIAL APOS DA REDEMOCRATIZAÇAO












´´29 Anos
há exatos 29 anos que eu nao fiquei sem escolher o presidente
o que eu quero
o que seja do meu jeito
o que ouça o povo
o que resolva o nosso futuro
hoje é o dia 15 de novembro de 1989
o dia mais importante da minha vida
hoje é a grande festa da democracia
hoje é o dia de eu votar no presidente
eu nunca votei na vida
eu acordei
eu arrumei
eu tomei o meu cafe
 e tambem hoje é o meu aniversario de 29 anos
a mesma idade que o povo brasileiro votaram a ultima vez
o presidente
estao fazendo uma festa do meu aniversario
e lá fora tambem estao fazendo uma festa muito melhor do que a minha
santinhos no chao da rua
as chuvas dos santinhos politicos
as pessoas de varios partidos estao alegre e felizes
com bandeiras e camisas com rostos e nome dos candidatos
isso sim que é uma festa
e eu espero que os proximos de 29 anos tenha a mesma democracia e mesma festa do que o dia de hoje.
hoje é o 100 anos da republica
hoje é o dia da eleiçao
hoje é o dia de votar no futuro
hoje é o dia de marcar um x de um papel para colocar na urna
hoje vou escolher um dos 22 candidatos
hoje é o dia de votar no meu presidente´´

Esse texto foi eu que criei sobre a melhor eleiçao da historia do Brasil que depois de 29 anos sem votar no maior lider da naçao foi esse dia há exatos 30 anos é a primeira eleiçao presidencial depois da redemocratização.

Eu já escrevi varias postagens sobre as eleiçoes de 1989 neste,postei alguns HGPEs completos do primeiro e segundo turno,sinceramente eu queria viver e votar em 1989 porque na epoca era mais amimada.
e se vivesse em 1989 e votar entre os 22 candidatos, eu votaria no Leonel Brizola do PDT porque ele é verdadeiro nacionalista e a educaçao é maior soluçao deste pais e ele seria um bom presidente e imagina os Brizoloes ou CIEPS em todo no Brasil.

Durante a corrida presidencial já teve de tudo mesmo,tretas e MUITAS tretas,acusações,jingles,parodias,boataria,comicios,showmicios,barracos,carreatas,bandeiras,cartazes nas ruas,corpo a corpo,tragedias,boqueiros,debates e etc

e tambem para mostrar que MUITA coisa mudou entre as eleiçoes de 89 e as eleiçoes atuais.

mas vamos falar em 1989 e tambem nesse dia que completou 100 anos da republica e foi uma quarta feira.

Primeiramente vou falar como é a votaçao e a apuraçao de 1989 que era na cedula e alguns paises e inclusive em paises de america latina já usam o voto em cedula e ou de papel. se nas eleiçoes atuais a apuraçao começa depois 17:00 ate 21:00 em 1989 devemos esperar durante uma semana para saber o resultado final como a foto acima.durante a apuraçao tem uma grande disputa no segundo lugar entre o Lula do PT e o Brizola do PDT e o Collor do PRN liderava com folga.só descobrimos no resultado final no dia 20 de novembro que sabemos que vai ter o segundo turno entre o Collor X Lula.



regras do voto em 89.


em 1989 foi um ano muito importante para a democracia latino americana alem do Brasil varios paises latinos como a Argentina,Chile,Uruguai e etc tambem tiveram as eleiçoes presidenciais.

o dia da eleiçao de 1989 parecia um carnaval fora de epoca e graças os boqueiros e militantes tivemos um tsumani de santinhos,varios cartazes dos presidenciáveis nas paredes e só que o TSE atualmente cagou regra com esse negocio de manter as cidades limpas.#VOLTAELEIÇAORAIZ.

e tambem teve muitas propagandas nao politicas no dia da epica eleiçao como a Varig por exemplo e pau no fiofó dos monarquistas de merda.
vamos falar os resultados das eleiçoes presidenciais de 89 aqui no RJ que o Brizola foi vencedor na maioria das cidades fluminenses como Niteroi,Sao Gonçalo e ate aqui Itaborai que teve mais de 43 mil votos no primeiro turno.

resultados oficiais das cidades do RJ

como eu já escrevi varios posts sobre as eleiçoes de 1989 dá uma pesquisada no blog que vai varios link sobre a epica eleiçao.

Postagens mais visitadas deste blog

AS MUSICAS CLASSICAS QUE VIRARAM TEMA DE FUNDO DOS PARTIDOS POLITICOS BRASILEIROS

O ICEBERG DA LOST MEDIA ELEITORAL: ELEIÇOES PRESIDENCIAIS DE 89

LOST MEDIA ENCONTRADA: HGPE DAS ELEIÇOES EM SP DE 1990 (PRIMEIRO TURNO) E MINHA ANALISE