OPINIAO: QUEREMOS NOVAMENTE O ACERVO O DIA RJ NA HEMEROTECA DIGITAL BRASILEIRA

 Pessoal como voces já sabem que posto os prints dos jornais antigos neste blog para ter conteúdo e ter mais engajamento mas esses ultimos meses os acervos de jornais estão cada vez mais rigorosos como os acervo dos jornais Folha e o Estadao que recentemente para ter acesso destes acervos precisa de ter assinatura digital e é uns dos motivos que eu estou fazendo uma campanha para voces que gostam tanto no meu canal do YT e do meu blog doando em qualquer valor no meu pix que é luarocket@gmail.com porque eu devo pagar para eu ver o acervo digital deles.

Há duas semanas para surpresa de todos o site da Biblioteca Nacional la na Hemeroteca disponibilizou todas as ediçoes do famoso jornal do RJ que desde a minha adolescência que faço o apelo que o site deles para criassem o acervo digital que se chama O Dia e eu coleciono esse jornal durante as eleiçoes de 2004 que ate hoje tenho essa ediçoes e tambem o Meia Hora e por que Luana gosta tanto deste jornal ? tem muitas informações sobre as eleiçoes passadas e inclusive eu printei poucas materias e tambem tem muitos santinhos eleitorais deste jornais e isso seria um belo de prato cheio para esse blog que fala muito das eleiçoes passadas.

Mas sabe aquela frase famosa que diz ´´alegria de pobre dura pouco´´ ... pois é desde a terça feira que a Hemeroteca digital nao tem mais ediçoes dos jornais do Grupo O Dia e tambem os jornais do O Globo só que com a imagem melhorada do que o site deles mas eu achei muito estranho que nenhum destes sites tanto O Dia e O Globo falou sobre o acervo deles na BN Digital e nem falou sobre a digitalização deste jornais na BN.

Eu sinceramente fiquei muito triste mesmo porque isso ia trazer muito conteudo para esse blog e assim como as pessoas que gostam de historia do Brasil com as materias dos jornais na epoca mas eu estou pensando o motivo da retirada das ediçoes do O Dia e O Globo na BN Digital porque pode esta fazendo testes de armazenamento porque eu pesquisei as noticias sobre isso e ate encontrei uma entrevista do novo Presidente da BN que diz que o acervo digital podem aumentar e vou enviar o link da entrevista do O Dia e ele nao falou sobre o acervo do O Dia na BN https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2023/04/6612388-novo-presidente-da-biblioteca-nacional-fala-de-desafios-e-paixao-pelo-oficio.html

 Quero que divulguem essa postagem máximo possível e tambem quero a resposta do Grupo O Dia o motivo da retirada dos jornais antigos na BN que eu mandei mensagem para eles que ate agora nada.

os Jornais do RJ que tem o acervo digital

O Globo e Extra (no site oficial)

Jornal do Comercio e Jornal do Brasil na BN digital

O Fluminense na BN digital

que agora só falta O Dia ( e o Meia Hora) e O Sao Gonçalo para ter o acervo digital de todas as ediçoes e falando sobre o acervo digital como voces já sabem nao temos mais o acervo da revista Veja desde 2019 e provavelmente nao vai ter o acervo digital do Isto é mas tenho algumas ediçoes destas revistas e inclusive sobre as eleiçoes passadas e se tivesse uma impressora que digitaliza tudo e pagar para aumentar Gigas no armazenamento do Google Drive eu postaria em PDF as ediçoes destas revistas deste blog.

ATUALIZAÇAO: quero avisar que as ediçoes antigas do O Dia voltarao na hemeroteca provavelmente no ano que vem porque eu mandei uma mensagem para o pessoal da Agencia O Dia e responderam que já autorizaram para o BN fazer a digitalização e isso será demorado e aquela que aconteceu em agosto foi um período de testes mesmo 


Postagens mais visitadas deste blog

AS MUSICAS CLASSICAS QUE VIRARAM TEMA DE FUNDO DOS PARTIDOS POLITICOS BRASILEIROS

O ICEBERG DA LOST MEDIA ELEITORAL: ELEIÇOES PRESIDENCIAIS DE 89

LOST MEDIA ENCONTRADA: HGPE DAS ELEIÇOES EM SP DE 1990 (PRIMEIRO TURNO) E MINHA ANALISE