AS MINHAS LEMBRANÇAS ELEITORAIS: ELEIÇOES PRESIDENCIAIS DE 1998


O PRIMEIRO HGPE DO PRIMEIRO TURNO (18/08/98)



Hoje eu vou falar as minhas lembranças de infância e o grande motivo de eu gostar da grande festa politica que vai acontecer esse ano.

Em 1998 foi o ano épico para todo brasileiro....

Naquele ano teve o papelão da seleçao Brasileira na copa da França que eu dormi durante o jogo e estava deitada no chao da sala e percebi que o Brasil perdeu porque esta tudo em silencio nao tinha buzinha como o diz o GC do programa do Clodovil ´´Essa Festa Virou Enterro´´.
tivemos e eu vi os proprios olhos o nascimento da filha da Xuxa do JN e tambem a morte do Leandro que fazia a dupla com Leonardo

E em 98 teve a segunda lembrança minha eleitoral porque a primeira lembrança era eleiçoes de 96.

1998 eu tinha apenas 5 anos e lembro esse ano muito bem e toda vez que eu vou supermercado com a minha mae e minha tia aparecia o HGPE na televisão do supermercado porque na epoca o HGPE passava de tarde as 13 horas durante 50 min e essa regra durou ate eleições de 2014 por causa desta palhaçada da mini reforma eleitoral que desde as eleições de 2016 tem o HGPE reduzido mas continuando o assunto..
eu lembro muita coisa as eleições de 98 que era presidencial e a eleição geral para governador,senador e deputados federais e estaduais.

  Vamos falar a disputa presidencial de 1998

e tinha muitas figuras como candidato a presidente e único problema que foi essa eleição que não teve debate porque o FHC se recusou a participar no debate, os candidatos a presidente que iam participar esse debate de 98 e com os partidos que tem deputados na camara sao eles:FHC,Lula,Ciro,Eneas,Sirkis e Ze Maria do PSTU porque na época o PSTU tinha um deputado que é o Lindberg do RJ mas por causa da nova regra da votação não conseguiu se reeleger

e a eleição presidencial de 98 que o FHC foi reeleito no primeiro turno e teve 12 candidatos a presidentes que são eles:

1 FHC PSDB (coligação União,Trabalho e Progresso:PSDB/PFL/PPB/PTB) que foi reeleito logo no primeiro turno e foi bastante atacado pela maioria dos candidatos mas mesmo assim ele venceu a eleição e eu tenho muitas lembranças porque tinha um talk show chamado Boa Tarde Brasil que era exibido as tardes.

2 Lula PT (coligaçao Uniao do Povo Muda Brasil:PT/PDT/PSB/PC do B/PCB) esse era o Lula raiz que atacava o FHC e o vice da chapa era ninguem menos o melhor governador do RJ que era o Leonel Brizola

3 Ciro Gomes PPS  (coligaçao Brasil Real e Justo:PPS/PL/PAN) esse também atacava o FHC e era considerado de esquerda e esse ano vai disputar pela terceira vez a presidência mas desta vez com o partido do Brizola que é o PDT

4 Eneas PRONA pela terceira tentativa a disputa presidencial e só logo a sua segunda tentativa foi a maior zebra nas eleições de 94 que teve mais votos do que os outros tres maiores presidenciáveis que é o Quercia,Amim e o Brizola. e sinceramente nunca lembrança que eu tenho esse barbudo da direita que eu tinha maior medo dele que parecia um bicho papao por causa dos seus discursos e essa criançada de hoje que vive uma paixonite por um tal do Messias nunca sabe como ter medo de um candidato a presidente da direita e nacionalista e quarto anos depois em 2002 ele conseguiu se eleger o deputado mais votado no Brasil na historia

 5 Brigadeiro Ivan Frota PMN e primeiramente que eu tenho lembrança dele que eu pensava que ele era cozinheiro porque ele fazia brigadeiros de chocolate kkk mas ele era o tal do Messias das eleiçoes de 98 porque ele era do exercito e mentia cassete pro FHC e o ultimo dia do seu propaganda eleitoral que é a de noite acabou sendo suspensa por TSE por causa dos ataques.ele tentou concorrer uma vaga na camara dos deputados pelo PTB e encerrou a carreira poltica

6 Sirkis PV e eu gostava as propagandas eleitorais do Partido Verde quando eu era criança alem das propagandas do PSTU porque o PV na epoca era partido de jovem da faculdade e gostava das aminaçoes e falando sobre esse candidato que dois anos depois foi candidato a prefeito do Rio e perdeu a eleiçao

7 Ze Maria PSTU e falando sobre as propagandas criativas demais e surgiu o slogan que é contra burgues vote 16 e como sempre metendo cassete o FHC e o ultimo dia de propaganda encerrou com chave de ouro com a musica vermelho e foi a primeira tentativa do Zé Maria para a presidência mas como ele é brasleiro e nunca desiste nunca vai disputar a eleiçao de 2018

8 Joao de Deus do PT do B só me lembro da foto do Getúlio Vargas no inicio do programa dele com o som da marcha no fundo e eu lembro muito bem disto porque esse senhor é grande Getulista e as promessas dele sao os mesmo projetos do Getulio fazia quando ele era presidente e ele é tao Getuilista qe colocou o sobrenome de Vargas no seu filho.ele morreu 2002 pelo AVC

9 Eymael PSDC Ey Ey Ey Eymael,um democrata cristao esse refrao já gruda a nossa cabeça e deveria ganhar o premio de maior brasileiro de todos os tempos porque ele nunca desiste de disputar a eleiçao e vai ter ele em 2018. e essa foi a primeira tentativa de disputa presidencial dele

10 Thereza Ruiz PTN sinceramente eu pensava que ela era a Marcia Peltier na epoca ela estava na manchete disputando a presidencia porque as duas sao muito parecidas demais, e foi a segunda mulher disputar a eleiçao presidencial na historia porque na eleiçao anterior teve duas mulheres disputando a vice presidencia,foi candidata ao senado em 2002 e ela sumiu na politica

11 Sergio Bueno PSC se a eleição fosse com os jingles o Bueno e Eymael  vai pro segundo turno porque esse dois tinham jingles muito épicos, e a letra do jingle do Bueno é esse:
Vamos Renovar,
Sergio Bueno Presidente,
É Um Social Cristão,
É Gente, É Gente, É Gente como Gente
e a unica lembrança dele sao os peixes que é o simbolo do partido dele e atualmente eu nao sei por onde ele anda

12 Vasco Neto PSN a vinheta do Sol como simbolo do partido e catolicismo sao as minhas lembranças sobre esse candidato que foi ate agora mais velho a disputar a eleiçao e ele tinha 82 anos se estivesse vivo  (que ele morreu em 2010) ele completaria 102 anos no dia 25 de fevereiro um dia depois do meu aniversario e quem parecia mais foi o vice da chapa dele que é muito mais jovem do que ele e uma curiosidade que ele foi quase candidato a presidente em 89 pelo PSC mas o partido apoiou a candidatura do Collor logo depois por causa do acordo pelo presidente nacional do PSC. mas logo depois de disputar a presidencia encerrou a sua carreira politica.



Os presidenciaveis de 1998




Collor como candidato a presidente em 98?

a bela tarde no dia 20/08/98 logo apos no programa do Sergio Bueno apareceu ele esperando o Julgamento para disputar a eleiçao mas depois o TSE barrou a candidatura dele mas eu fico pensando vai ser a mesma coisa em 2018 porque ele vai disputar a presidência do mesmo partido que mudou de nome antes era o PRN e atualmente virou o PTC.




resultados aquela eleiçao presidencial de 98


Resultados do 1º Turno das Eleições Presidenciais Brasileiras - 1998
Porcentagem(%)
FHC PSDB (Coligação: Uniao Trabalho e Progresso:PSDB/PPB/PFL/PTB/PSD)
  
53,06%

Lula PT (Coligação: Uniao do Povo Muda Brasil:PT/PDT/PC do B/PCB/PSB)
  
31,71%

Ciro PPS (Coligaçao: Brasil Real e Justo: PPS/PL/PAN)
  
10,97%
Enéas PRONA
  
2,14%
Ivan Frota PMN
  
0,37%
Sirkis PV

Zé Maria PSTU
  
0,31%

0,30 %
João de Deus PT do B
  
0,29%
Eymael PSDC
  
0,25%
Thereza Ruiz PTN
  
0,25%
Sergio Bueno PSC
  
0,18%
Vasco Azevedo PSN
  
0,16%

fonte wikipedia

 no dia da votação tinha  muitos cartazes nos postes,santinhos eleitorais no chão,tinh o pessoal fazendo boca de urna esse é a festa da democracia raiz e não essa besteira que o TSE esta fazendo hoje para deixar ruas muito limpas,tempo bom que não volta.

 Eu fui com a minha mãe para votar,mas eu pensava que a urna eletrônica era de brinquedo e eu ficava louca de apertar as teclas desta urna mas é a lei que a criança não pode votar e eu respeitava essa lei


vai ter a segunda parte mas desta vez sobre eleições gerais do RJ em 98 que teve o segundo turno.



  0,16%



Postagens mais visitadas deste blog

AS MUSICAS CLASSICAS QUE VIRARAM TEMA DE FUNDO DOS PARTIDOS POLITICOS BRASILEIROS

O ICEBERG DA LOST MEDIA ELEITORAL: ELEIÇOES PRESIDENCIAIS DE 89

LOST MEDIA ENCONTRADA: HGPE DAS ELEIÇOES EM SP DE 1990 (PRIMEIRO TURNO) E MINHA ANALISE