MINHAS LEMBRANÇAS ELEITORAIS: ELEIÇOES GERAIS DO RJ DE 1998

No post anterior falamos a minha lembrança sobre as eleiçoes presidenciais de 98 e agora vamos falar sobre a eleiçao geral do RJ para governador,deputados e senador.

Eu tenho alguns dvds que tem os HGPEs de 98 mas eu preciso trenar para fazer editação de video e tambem uns dos leitores de DVD do meu computador esta com defeito e essa semana eu levei o meu computador principal no concerto para postar no meu canal de you tube

Eu estava assistindo esses HGPEs de 98 a minha infância quando eu tinha 5 anos e fã das Chiquititas voltou porque só me lembro que eu vi os HGPE na televisao dos supermercados (quem lembra o supermercado ABC) como eu falei na primeira parte e eu era feliz e nao sabia.

Eu lembro muito bem as propagandas dos deputados e eu vou citar alguns.

Nas propagandas do PSTU do RJ tinha charges ridiculizando os principais candidatos a governo dizendo e atacando o PDT de Brizola quem diria e dizendo que o Garotinho,Cesar Maia e o governador na epoca Marcelo Alencar que recusou a reeleiçao e colocou o vice dele o Luiz Paulo como candidato dele como os ´´filhos do Brizola´´ e parte mais engraçada desta propaganda do PSTU que transformou o Brizola de Godzila e pisando os militantes do PT pedindo que o PT lançasse o próprio candidato mas o PT fez coligaçao com o Garotinho e a Benedita virou vice da chapa do Garotinho.

na propaganda do PSDC mais conhecido como partido do Eymael tambem teve varias perolas como o candidato a deputado estadual do partido pedindo a proibição da menstruação feminina como as suas leis e teve um candidato a deputado federal que muito parecido com cientista maluco de cabelo preso chamado Mourao e tinha o computador de Windows 95 com seu famoso proteção de tela como  parte do cenario. e no final aparece uma mulher crente pedindo apelo para os eleitores dizendo a seguinte frase... gente,vamos ajudar os cristaos. e falando sobre a mistura com a politica e religião teve tambem o PSN (atual PHS) que a propaganda parece a programação da Rede Vida dos anos 90 ou Programa Ecumênico da Rede Globo com as imagens das igrejas catolicas no fundo.

A propaganda eleitoral que chamou muita atenção foi do Cesar Maia que parodiou a famosa vinheta do Plim Plim da Rede Globo sim eu estou falando aqueles plim plim animados feitos pelos famosos chargistas que avisava os intervalos comerciais dos filmes durante anos 90 e no inicio do ano 2000

O grande cara das eleições de 98 foi o Duda Mendonça que em breve vou falar sobre ele neste blog, o candidato tucano o Luiz Paulo contratou o marqueteiro do Maluf para melhorar a sua imagem e teve suas propagandas eleitorais muito criativas e inclusive teve a versão fluminense do Maluf que Fez que foi jingle mais parodiado na historia da eleição.

Vamos falar sobre os candidatos do governo que teve 13 candidatos:

Garotinho PDT (Coligaçao Muda Rio:PDT/PT/PSB/PCB/PCdoB) e teve a Benedita da Silva que na epoca era senadora como sua vice e varios petistas torciam o nariz porque eles queriam o Vladimir Palmeira que era deputado federal na epoca como candidato governo fluminense e por isso que teve alguns candidatos a deputado que nao querem fazem campanha com o Garotinho.

Cesar Maia PFL (Coligaçao Governo de Verdade:PFL/PPB/PTB) esse era candidato a governador da prefeitura do Rio para quem nao sabe o Cesar era muito amigo do Conde que era prefeito na epoca e esqueceu na sua epoca como Brizolista dos anos 80 e atacou os seus antigos colegas como o Brizola (que era vice da chapa presidencial do Lula na epoca) e Garotinho

Luiz Paulo PSDB (Coligaçao Continua Rio:PSDB/PMDB/PL/PSD) o Marcelo Alencar que era governador do RJ nao quer disputar a reeleiçao e foi a eleiçao de 98 que começou a ter regra da reeleiçao. chamou o seu vice que é Luiz Paulo para seu o candidato da continuação do governo mas infelizmente perdeu e ficou em terceiro lugar.

Lucia Souto PPS (Coligaçao Frente Rio PPS/PMN) era deputada estadual na epoca e em 2002 foi candidata a deputada federal pelo mesmo partido e depois ela sumiu de vez

Dalva Lazaroni PV essa candidata teve suas propagandas mais criativas e com o som do reggae com seu jingle e muito antes do Eduardo Jorge ela fez a propaganda eleitoral dentro de um onibus cheio reclamando sobre o aumento de onibus mas infelizmente ela morreu em 2016

Cyro Garcia PSTU esse cara deveria entrar na lista do Maior Brasileiro de Todos os Tempos porque esse cara nunca desista mesmo e foi a primeira vez que foi candidato a governo e uma curiosidade já participou um debate eleitoral que eu vou explicar depois

Lenine Madeira PRONA ele já foi o vice da chapa presidencial do Eneas em 89 e ate hoje eu tenho medo do pessoal do PRONA, e já foi candidato a prefeito do Rio em 2004 e sumiu de vez depois do Prona morrer no TSE.

Fabio Tenório Cavalcanti PRTB (Coligaçao:Frente Alterativa:PRTB/PRN/PSC/PRP/PGT/PTN/PAN)
primeiramente esse cara é muito parecido com o Renan do Choque de Cultura e esse candidato é neto dos uns principais políticos na historia que é o Tenorio Cavalcanti mais conhecido como o homem da capa preta e nem o sobrenome famoso nao conseguiu se eleger.

Paulo Freitas PSDC esse candidato foi mais conhecido como o cara do Papa e nao conseguiu se eleger

Philipe Guedon PSN eu pensava que esse candidato era uns dos padres porque na epoca o partido defendia o catolicismo tambem perdeu a eleiçao

Jose Veríssimo PSL alguem lembra esse cara??? só sei que ele perdeu a eleiçao e ficou em ultimo lugar e o candidato a deputado federal do partido que é o Paulo Memoria apareceu mais do que o proprio candidato governador

Alexandre Stoduto  PTdoB mais alguem lembra esse cara?

Maria Luisa PST ela nao é nem lembrada e nem apareceu nos HGPEs falando sobre as propostas é somente atacando o pessoal do PDT.


Resultados

Eleições estaduais no Rio de Janeiro em 1998 - Governador
Primeiro turno
PartidoCandidatoVotosVotos (%)
 PDTAnthony Garotinho3 083 441
 
46,86%
 PFLCesar Maia2 256 815
 
34,3%
 PSDBLuiz Paulo1 020 765
 
15,51%
 PPSLúcia Souto74 154
 
1,13%
 PRONALenine Madeira63 154
 
0,96%
 PVDalva Lazaroni27 266
 
0,41%
 PSTUCyro Garcia18 756
 
0,29%
 PTdoBAlexandre Stoduto11 283
 
0,17%
 PRTBFábio Tenório Cavalcanti7 684
 
0,12%
 PHSPhilippe Guedon5 128
 
0,08%
 PSDCPaulo Freitas4 515
 
0,07%
 PSTMaria Luisa Batista3 994
 
0,06%
 PSLJosé Veríssimo Filho3 507
 
0,05%
Totais6 580 462
Resultado para o senado
Eleições estaduais no Rio de Janeiro em 1998 - Senador
PartidoCandidatoVotosVotos (%)
 PSBSaturnino Braga2 349 372
 
38,1%
 PPBRoberto Campos2 039 179
 
33,07%
 PMDBMoreira Franco911 579
 
14,78%
 PPSDenise Frossard635 415
 
10,3%
 PRONAAntônio Sepúlveda94 236
 
1,53%
 PTdoBVinícius Cordeiro40 947
 
0,66%
 PSTULúcia Pádua18 954
 
0,31%
 PSCOswaldo Cruz17 210
 
0,28%
 PRPRose Marinho16 295
 
0,26%
 PRTBCélia Amaral13 729
 
0,22%
 PRNDaniel Tourinho8 899
 
0,14%
 PSDCLuiz Igrejas8 175
 
0,13%
 PTNDavid Raw6 952
 
0,11%
 PANJalles Antunes6 085
 
0,1%
Totais6 167 027 
Na disputa no Senado também teve tretas,primeiramente teve a disputa de quem o candidato do Senado do FHC e quem disputava são o Roberto Campos do PPB e Moreira Franco do PMDB, para quem não sabe o PPB fazia coligação do FHC e o PMDB do RJ também fez apoio do presidente na época e tanto que o PMDB fez com coligação com o PSDB do Marcelo Alencar. por causa da treta que o Saturnino Braga que também foi grande alvo dos dois candidatos venceu a eleição que foi essa eleição tivemos eleger um senador e foi a unica eleição que o os candidatos ao senado teve 2 dígitos e não 3 dígitos como é atualmente.


O segundo turno foi entre Cesar Maia X Garotinho famoso duelo entre Davi e Golias mas não foi superado porque teve o duelo épico entre Maluf e Covas em Sao Paulo mas seguiu a historia da Biblia que o Davi venceu o Golias quer dizer o Davi é o Garotinho e o Golias era o Cesar.

resultado do segundo turno

 PDT Anthony Garotinho   4 259 344 votos
 
57,98%

 PFL Cesar Maia           3 087 117 votos
 
42,02%

Totais 7 346 461

fonte wikipedia

O PRIMEIRO HGPE DAS ELEIÇOES GERAIS DO RJ (19/08/98)


O ULTIMO HGPE DO PRIMEIRO TURNO:



Infelizmente eu nao tenho os HGPEs do segundo turno mas tenho uma playlist com o resumo do primeiro turno de 1998 com os HGPEs da TV e do Radio :https://www.youtube.com/watch?v=zpgSaiHxiV0&list=PLXGFIZC-mzXlOoJhCYMMu-VNNU8Lm38vw




Os candidatos ao governo do RJ em 1998


Postagens mais visitadas deste blog

AS MUSICAS CLASSICAS QUE VIRARAM TEMA DE FUNDO DOS PARTIDOS POLITICOS BRASILEIROS

O ICEBERG DA LOST MEDIA ELEITORAL: ELEIÇOES PRESIDENCIAIS DE 89

LOST MEDIA ENCONTRADA: HGPE DAS ELEIÇOES EM SP DE 1990 (PRIMEIRO TURNO) E MINHA ANALISE